terça-feira, 28 de agosto de 2007

Sacerdote Hori

Retrato Sarcófago e múmia de Hori expostos no Museu Nacional. Hori era sacerdote e guardião do harém real no antigo Egito. A múmia teria três mil anos de idade! (fotos: José Caldas)

Quanto facínio exerce a história! saber que conservamos depois de três mil anos múmias que contam como viviam os povos, sua cultura e como fizeram diferença... Foi no Egito, localizado ao norte da África, que floresceu há mais de cinco mil anos a primeira grande civilização ocidental. Pirâmides e múmias são alguns dos mais conhecidos aspectos dessa cultura. Os segredos do antigo Egito começaram a ser desvendados quando um arqueólogo decifrou no século 19 os símbolos que os egípcios usavam para escrever (hieróglifos).
a múmia do sacerdote Hori, em seu sarcófago, representa uma cena do mito da barca dos milhões de anos. Para os egípcios, essa barca os levaria ao reino dos mortos. Eles acreditavam em vida após a morte e desenhavam nos sarcófagos eventos que achavam que aconteceriam quando morressem. Escreviam ainda palavras mágicas em homenagem aos deuses, sobretudo a Osíris, deus dos mortos.

0 Comments: