sábado, 22 de setembro de 2007

O Senhor dos jardins

Ruínas do palácio de Nabucodonosor (século VI antes de Cristo), na Babilônia

Nabucodonosor foi um importante rei da Babilônia (atual Iraque) por mais de 40 anos. Segundo a história da Antiguidade, ele mandou erguer os famosos " Jardins Suspensos da Babilônia". No entanto, os jardins não foram identificados nas ruínas desocbertas no antigo reino da Mesopotâmia. Assim, sem fatos concretos, os hhistóriadores acreditam que essa pode ser mais uma das lendas que envolve Nabucodonosor. O famoso monarca também é encontrado nas passagens da Bíblia.
Sabe-se que após a queda da Assíria(atual Irã), Nabucodonosor exerceu forte domínio sobre todo o território do Crescente Fértil, região do Antigo Oriente, que começa na Costa Leste do Mar Mediterrâneo e segue em direção ao Golfo Pérsico, pegando uma parte entre os rios Tigre e Eufrates. Pra isso, realizou diversas conquistas militares, dominando a Síria e a Palestina e provocando a intervenção do Egito, que queria manter sob seu poder os pontos do Líbano.
Casou-se em 612 a.C. com a filha de Ciáxares, rei dos Medos. Foi sucedido pelo seu filho Evil-Merodaque. Ficou famoso pela conquista do Reino de Judá e pela destruição de Jerusalém e seu Templo em 587 a.C. Utilizou boa parte das coletas para construção de templos e fortificação de palácios.
Fonte: Ivan Esperança Rocha. professor de história da Unesp

1 Comment:

Anônimo said...

Xara,

ja coloquei 2 banner's seu la no meu blog

o link la do blog deixei aqui como pagina da web

beijos viciada em blog =p
paz!