domingo, 9 de setembro de 2007

Os seis presidentes

Você sabia que temos 507 anos de história e so tivemos seis presidentes eleito pelo povo?È verdade, apenas seis governaram o Brasil com o aval do povo brasileiro, se fizeram um bom governo ou não cabe ao povo julgar e aos historiadores registrarem as consequências, tanto no âmbito econômico, cultural, social etc.
Reflentido que de 1500 até 1822 o Brasil era colônia, pertencia a Portugal, logo não havia eleição e com a independência quem assumiu foi o filho do antigo rei ( sem voto), o certo seria uma eleição na época, mas isto não ocorreu. A República começa em 1889, assim era a hora de começar a votar e o povo ter autonomia, mas isto também não ocorreu, os dois primeiros presidentes apenas ficaram no poder por pertencer ao exército( Marechal Deodoro da Fonseca e Marechal Floriano Peixoto - foto acima).
Quando começaram as eleições apenas os homens votavam e só votavam se fossem alfabetizados, mas, parte da população eram ex-escravos analfabetos e a outra parte era feminina. Para piorar a situação o voto era aberto, você dizia ao juiz em quem queria votar, o medo de votar e sofrer represálias complicava a situação, surge neste perído o voto "cabresto" e os apadriamentos.
Em 1930 Getulio Vargas sobe ao poder e cria o voto universal para homens e mulheres, mas ele se agarra ao poder governando por 15 longos anos e sem eleição. O primeiro presidente eleito pelo povo é o Dutra, o segundo o próprio Getúlio Vargas, em 1950, o terceiro Jucelino Kubistchek, o quarto Janio Quadros, mas não ficou muito tempo no poder e seu vice não pode assumir, começa o então regime militar ( volta ao passado, o exército toma o poder), depois de muitos anos de ditadora, Collor é eleito pelo povo e sem saber o que fazer com tanto poder se perde em erros e corrupções sendo destituído pelo próprio povo com o " impeachement". Sarney assume, mas não pelo voto direto, apenas porque era vice do homem que lutou por eleições direta e não foi eleito morrendo antes das eleições. O Itamar era vice do Collor que assume quando o então presidente Sarney sai para disputar eleições, assim Fernando Herinque foi o quinto presidente e quatro anos depois ele é reeleito, assim o sexto presidente é o Lula que também está em seu segundo mandato.
Podemos perceber que em 507 anos de história, politicamente não tivemos evolução, e destes seis poucos fizeram a diferença, infelizmente.

1 Comment:

Unknown said...

Cara Baby,

obrigado pelo comentário em meu Blog. Como acredito que gentileza deve ser retribuída com gentileza, coloquei um link para o seu blog lá na minha página. Espero que não tenha problema. Qualquer coisa me avise.

Um abraço.