terça-feira, 30 de outubro de 2007

A história do dente


Não sei se é trauma, mas sempre tive medo de dentista e você? Só de imaginar aquele motorzinho no ouvido, já começo a suar frio, penso na imagem do dente na ponta de um alicate, e a sensação que tenho é que esta imagem está ligada ao filme de terror (sangue jorrando), mas a história da humanidade para tratar dos seus dentes começou há mais de 2 mil anos e seus profissionais acabaram inventando a anestesia, que hoje, alivia não só as dores de dentes, mas todo tipo de dores físicas, graças a sua descobertas outras cirurgias são realizadas,mas não vamos falar da anestesia neste post, queremos mesmo é falar da preocupação da humanidade, desde a era primitiva até os nossos dias, para cuidar dos dentes.
Os dentes sempre causaram problemas de saúde nos seres humanos e em todas as culturas, o homem buscava alivio para as dores e para evitar as famosas caries. Pesquisadores americanos descobriram que na África, uma bactéria causadora da cárie infectou a boca de seres humanos há mais de 100 mil anos atrás; arqueólogos em suas escavações vêm ao longo do tempo encontrando objetos que revelam esta preocupação, como por exemplo, tabletes de argila sumérios feitos na Mesopotâmia usados entre os dentes para evitar a cárie( eles acreditavam que as cáries eram causadas por vermes) e na mesma região, encontraram palitos de metal que datam de 3.500 a.C.
Os primeiros dentistas eram na verdade médicos. O mais antigo que a história tem notícia é o egípcio Hesi-Re, eternizados no hieróglifos como " o maior médico que tratava dos dentes" , talvez o que criou a extração, indicada pelos diversos crânios banguelas que foram encontrados na mesma região.
Depois, na Grécia antiga, os hábitos de higiene bucal era parecido com os nossos ( herdamos essa cultura), resume na escovação com menta após as refeições criado por Diocles de Coristo, médico grego que viveu no século 4 a. C.
Com o passar do tempo a ciência foi evoluindo ate o Dr. Pierre Fauchard, médico francês, que publicou seus estudos no livro O Cirurgião Dentista(1728), obra que marcou o início da Odontologia no ocidente, Dr. Fauchard criou o pivô e a dentadura e a partir dele a medicina foi separada da odontologia. Dr. Fauchard foi apelidado de Pai da Odontologia Moderna.

1 Comment:

Anônimo said...

Olá, sou cirurgiã-Dentista e em uma pesquisa pelo google achei seu blog...Me dei o desafio de realizar uma cartilha de saúde bucal para uma entidade que tem como missão alfabetizar crianças carentes do sertão nordestino. E assim afastá-las trabalho infantil e com isso tornar possível um futuro mais digno.
Vou juntar o ensinamento da escrita com a prevenção bucal.
Fico mto feliz de saber que nosso país tem uma cidadã como você.
Talvez poucos farão a diferença, mas com certeza, muitos serão abençoados por pela bondade.
Parabéns!