domingo, 14 de outubro de 2007

O Pífano

O pífano (pífaro ou pife) é um instrumento musical de influência indígena feito de taboca ( espécie de bambu), possui sete orifícios, um para soprar e seis para dedilhar( muito parecido com a flauta). Na atualidade pode ser fabricado com cano de PVC ou de metal, porém não possui a mesma sonoridade e beleza.Sua raiz histórica causa polêmica porque alguns historiadores afirmam que sua origem vem dos primeiros cristãos que utilizava o pífano para saudar a Virgem Maria, outros já afirmam que remonta aos beduínos orientais e berberes norte-africanos, que legaram aos colonizadores nos 800 anos de dominação na Ibéria este formato, logo copiado por toda Europa.
Não importa as controversas históricas porque de qualquer maneira o pífano foi incorporado a cultura nordestina e tornou-se instrumento comum nas festividades profanas e religiosas. Atualmente, o pífano passa por um momento de redescoberta, já que está sendo pesquisado e utilizado por movimentos musicais contemporâneos como o Pife Moderno e o Mangue Beat.
Abaixo temos um vídeo com João do Pife e a Banda Dois Irmãos, são principais nomes da cultura popular caruarense (Pernambuco).
Foi na Feira de Caruaru, vendendo os pífanos que ele mesmo fabrica, e fazendo demonstrações para atrair os compradores, que João do Pife ganhou notoriedade, demonstrando autenticidade das características do povo nordestino. Homem simples e espontâneo, João lidera a banda de pífanos Dois Irmãos, que por sinal, foi criada em 1928 por seu pai, mestre Alfredo Marques dos Santos, em Riacho das Almas.

1 Comment:

Zoraide Moura said...

Aqui em na minha cidade,São José do Belmonte, o pífano também é uma cultura valorizada.Temos a Banda de Pífano do mestre Ulisses.