quinta-feira, 4 de outubro de 2007

O príncipe regente

D. João VI era o segundo filho de D. Pedro III e D. Maria I ( a louca - foi declarada insana e incapaz de governar). D. João não foi educado para dirigir o país(Portugal). Seu irmão mais velho, D. José, era o herdeiro natural, mas morreu de varíola aos 27 anos de idade em 1788. Por esta razão, D. João assume seu lugar, mas não estava preparado para reinar, deixando as decisões para os ministros que o rodeavam.
Os historiadores o descreve como feio, tímido e solitário. Casou-se por procuração com D. Carlota Joaquina, mas viviam tendo problemas conjugais e moravam em palácios diferentes, mesmo assim, tiveram 9 filhos, o mais famoso D. Pedro I. O traço mais marcante da personalidade de D. João era a indecisão, assim, viveu o conflito de escolher entre Portugal ser invadida por Napoleão ou atacar a Inglaterra, mas o príncipe decide-se por abandonar suas terras e seu trono com a desculpa de proteger a colônia(Brasil).
Assim, em 2008 vai fazer 200 anos que o príncipe regente e mais de 10 mil pessoas da corte portuguesa se mudaram para o Brasil. Antes de partir de Portugal, D. João teve o cuidado de raspar os cofres do governo, levando consigo o tesouro real, obras primas, prataria, louças, livros entre outros. (façanha que se repetiria 13 anos depois, quando retornaria a Portugal, deixando o Brasil para sempre).
D. João (apesar dos motivos que o trouxeram ao Brasil) foi o governo que fez diferença, criou o ensino médio, abriu os portos ao comércio livre, inaugurou o surgimento da impressa fundando a Impressa Régia ( mais tarde Impressa Nacional ), Jardim Botânico, Gazeta do Rio de Janeiro, Banco Público ( Banco do Brasil) entre outros.
D. João morreu misteriosamente em 1826, os historiadores sempre desconfiaram que ele foi envenenado, assim, em 2002, uma equipe de 2 arqueólogos, um médico-legista e o cientista português Fernando Rodrigues Ferreira, descobriram que na realidade D. João foi envenenado, mas o mistério continua, quem matou D. João?
Para saber mais: http://www.bairrodocatete.com.br/domjoaovi1.html

0 Comments: