quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Uma cultura de fé


No dia 12 de outubro comemora-se o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, a Padroeira nacional. Sua história começa no ano de 1717, com três pescadores que jogavam sua rede que voltou vazia, a não ser com uma imagem de terracota que estava ao fundo da rede. A imagem estava quebrada na altura do pescoço. Por ter sido encontrada de forma misteriosa a imagem passou a ser conhecida como "Aparecida", nome que a consagrou.

No início a imagem permaneceu na casa de um dos pescadores e em 1745 foi construída uma pequena igreja em sua homenagem, hoje conhecida como "basílica velha". A atual basílica foi consagrada pelo papa João Paulo II em 1980.
Na tradição brasileira, a Virgem Aparecida, sob o vocábulo de sua Imaculada Conceição, é a Santa Mãe, padroeira das mulheres grávidas e dos recém-nascidos, dos rios e do mar, do ouro, do mel, da beleza e da sedução.
Muitos historiadores buscam a origem da imagem, mas até os dias de hoje, ela é totalmente desconhecida.Embora não seja possível determinar o autor ou a data da confecção da imagem, através de estudos comparativos concluiu-se que ela pode ser atribuída a um discípulo do monge beneditino frei Agostinho da Piedade, ou, segundo Silva-Nigra e Lachenmayer, a um do seu irmão de Ordem, frei Agostinho de Jesus

0 Comments: