terça-feira, 6 de novembro de 2007

O casamento




Toda mulher sonha em casar, isto ocorre desde muito tempo, o casamento é a instituição considerada falida nos dias atuais? acredito que não. O início da sua história (foi pra substituir a poligamia que era um costume europeu), ocorre quando a religão católica foi reconhecida como a religião oficial em 359 e reis passaram a serem batizados nos cultos católicos, o casamento surge desse ritual.
A Europa pagã, mal batizada no ano 1000, apresentava portanto uma concepção do casamento totalmente contrária à dos cristãos. O exemplo da Normandia é ainda mais revelador, por ser muito semelhante ao da Suécia ou da Boêmia. Os vikings praticavam um casamento poligâmico, com uma esposa de primeiro escalão que tinha todos os direitos, e com esposas ou concubinas de segundo escalão, cujos filhos não tinham nenhum direito, a menos que a oficial fosse estéril, ou tivesse sido repudiada.
Durante a Idade Média, as mulheres perderam terreno e escolher o noivo passou a ser uma questão de família. O casamento da época era decidido quando a menina tinha entre três e cinco anos. Neste período, o noivado tornou-se mais importante reunindo na igreja, além dos noivos, pais e convidados para troca de alianças em ofício religioso. Um embrião dos casamentos atuais.
O amor não tinha nenhuma importancia para a realização do casamento, isso, no início, a maioria dos casamentos era para realizações políticas, mas com a participação da Igreja é que o amor começa a fazer parte das sociedades modernas.

0 Comments: