quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Dia de Finados

Se a cultura americana tem o Dia das Bruxas, a cultura Cristã tem o Dia de Finados, mas na verdade, a origem do dia de Finados é recorrente da cultura celta que originou o Dia das Bruxa, e em consequência o Dia de Finados, os celtas acreditavam que os dois mundos (o dos vivos e o dos mortos) ficavam muito próximos, por isto comemoravam essa comunhão.
Desde o século I, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram.No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.
No século X, a Igreja Católica instituiu oficialmente o Dia de Finados. A partir do século XI, os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) passaram a obrigar a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII, esse dia passou a ser comemorado em 2 de Novembro, porque 1o de Novembro é a Festa de Todos os Santos que celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados.

0 Comments: