quarta-feira, 21 de novembro de 2007

A velha a fiar

Uma história puxa outra história e lendo o comentário do Diego ( post: máquina de fiar) resolvi pesquisar e também exibir o vídeo que é um marco na nossa cultura e porque não dizer, da História cinematográfica do nosso país.
A Velha a Fiar: é um filme de Humberto Mauro, uma ilustração da velha canção popular do interior do Brasil, utilizando tipos e costumes das velhas fazendas em decadência.
Segundo a historiografia do cinema novo, Humberto foi o fundador do cinema brasileiro e o filme A Velha a Fiar fala do ciclo da vida e é uma canção folclórica, provavelmente de origem judaica, transmitida ao Brasil via Portugal por cristãos-novos, descendentes de judeus ( de acordo o escritor Érico Veríssimo que acompanhou a Páscoa judaica e observou as semelhanças das histórias e canções). A música aparece assinada por Aldo Taranto no filme A Velha a Fiar, o curta-metragem foi dirigido por Humberto Mauro em 1964. Matheus Colaço interpreta a velha, enquanto se ouve ao fundo o Trio Irakitan cantando.
Esse tipo de música também é encontrada na serra gaúcha com os descendentes italianos vindos de Vêneto (1875) que cantam até hoje "La Bella Polenta", de estrutura muito semelhante.
O vídeo abaixo é uma raridade do cinema nacional (curta metragem) que vale a pena conferir.Esse vídeo,além de preservar a memória viva nacional também faz a diferença na nossa cultura.


0 Comments: