terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Pré-HIstória brasileira

Os fósseis do 'Grande Caçador' encontrados no Mato Grosso estão expostos no Museu Nacional da UFRJ, junto com uma réplica em escala e ilustrações de como seria o dinossauro.
Você sabia que as terras do Brasil já foram habitadas por preguiças de 6 metros, tatus do tamanho de carros, os tigres de dentes-de-sabre e os mastodontes?

Trabalhadores de uma fazendo em Mato Grosso encontraram fósseis (detalhe: isto ocorreu há 50 anos atrás) do Pycnonemosaurus nevesi, apelidado de 'Grande Caçador'., e o pesquisador brasileiroLlewellyn Ivor Price encaminhou ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Os fósseis ficaram guardados lá até 2000, quando os paleontólogos Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Diógenes de Almeida, do próprio DNPM, começaram a estudá-los.
A equipe de cientistas desconfia que os animais dessa espécie viviam em grupos e se uniam para derrubar grandes presas (como os dinossauros herbívoros de grande porte), embora brigassem entre si pela conquista de territórios e fêmeas. "Podemos deduzir isso por meio de comparações dos fósseis com os animais de hoje em dia", explica Kellner, que participou da descrição e da classificação da nova espécie.
Pelo estudo das camadas do solo onde os fósseis foram encontrados, os paleontólogos concluíram ainda que o 'Grande Caçador' viveu entre 70 e 80 milhões de anos atrás, pouco antes da extinção completa dos dinossauros.

0 Comments: