terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Puská

Herbert Binkert e Ferenc Puskás.

O futebol perdeu, em 17 de novembro de 2006, um dos maiores jogadores de sua história: o húngaro Ferenc Puskás, aos 79 anos de idade.
Ferenc Puskás Biro, melhor canhoto da história do futebol e artilheiro do século XX, foi uma das principais peças no Real Madrid do final da década de 50 e início dos anos 60.Com 85 participações pela seleção húngara, sua melhor fase foi com a camisa do clube espanhol, marcando 159 gols em 179 partidas.Durante a "era Puskás", o Real Madrid venceu seis edições do Campeonato Espanhol e duas Taças da Europa - hoje Liga dos Campeões.O ex-jogador é lembrado por sua bela atuação na final da competição européia de 1960, vencida pelo Real Madrid sobre o Eintracht Frankfurt por 7 a 3, com quatro gols marcados por ele. Através de um comunicado, o Real Madrid manifestou sua "profunda dor" pela morte de Puskás. "Sentimos uma profunda tristeza pelo desaparecimento de uma de suas maiores lendas", destacou o clube através de seu site.
Encerrou a carreira como jogador por volta dos quarenta anos de idade. Acabou tornando-se um treinador de relativo sucesso, uma de suas melhores performances foi quando levou o Panathinaikos, da Grécia, à final da Taça dos Campeões Europeus. Encerrou a sua carreira de técnico no começo da década de 90.
Desde 2000, Puskas sofria do mal de Alzheimer, doença degenerativa que atinge o cérebro e causa perda progressiva da memória. O ídolo morreu em Budapeste .

0 Comments: