quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Os eunucos


A tradição aparece com o império Persa em 550-334 a. C., os homens eram castrados para servirem de guardiões dos hárens. A castração removia apenas os testículos, pois na maioria dos casos, os pobres coitados morriam de hemorragia ou de infecção, quando tinham todo orgão retirado.
Álem de vigiar os hárens, os eunucos, faziam tarefas domésticas ou serviam como espiões para reis e imperadores.
Roma, Grécia, África ( ao norte), na Palestina e na Índia, até mesmo na Europa do século XVIII idolatrava-se os castrati(cantores de ópera que faziam papéis femininos e eram imensamente populares na Itália dos séculos XVI a XVIII), assim, o pênis não se desenvolvia, nem outras características masculinas como pêlos, ossaturas e voz grossa, preservando a voz masculina de soprano.
O Vaticano utilizou em seu coral os castrati até 1878.
Na China, eles tiveram um papel importante mais ou menos no século VIII( ou antes disto), os eunucos serviam ao detentor do mandato do céu, porque osimperadores chineses exigiam de suas esposas e concubinas pureza moral e os eunucos faziam papel de vigias da castidade, homens "inteiros" eram mortos só pelo fato de se aproximarem de um háren, a comprovação da paternidade era uma exigência para assumir o governo, naquele tempo não havia como comprovar a paternidade, assim os eunucos tiveram um papel muito importante na política chinesa neste período.
De acordo a Revista Época, na atualidade existem, na Índia, um número significativo de aproximadamente 50 mil eunucos.


Para saber mais sobre os eunucos indianos acessem:


http://epoca.globo.com/edic/20000228/soci5.htm

0 Comments: