segunda-feira, 9 de junho de 2008

Temendo boicote às Olimpíadas


A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. A própria bandeira olímpica representa essa união de povos e raças, pois é formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos.


O governo chinês esperava que o fato de sediar as Olimpíadas no país --o que ocorrerá em Pequim no mês de agosto-- traria maior popularidade interna e a melhora de sua imagem no exterior. Porém, o evento também trouxe dúvidas sobre como eles lidam com os direitos humanos e com problemas de poluição.

Novas demonstrações de apoio à causa tibetana pipocaram em diversas lugares do mundo, especialmente nos Estados Unidos, Nepal, Suíça e Austrália.
Mas as críticas internacionais à repressão das manifestações do Tibete são moderadas até o momento. Estados Unidos e União Européia pediram moderação ao governo chinês, e não fizeram por enquanto qualquer menção de boicotar os Jogos Olímpicos.
O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Jacques Rogge, disse neste sábado se opor a um boicote aos Jogos Olímpicos devido ao problema.
"Nós acreditamos que um boicote não resolve nada", disse Rogge. "Pelo contrário, penaliza atletas inocentes e impediria a organização de alto que definitivamente vale a pena ocorrer."


Fonte: Folha Online

0 Comments: