segunda-feira, 23 de junho de 2008

Viva São João do NOrdeste


Olá a todos, o São João sempre foi uma das festas que mais me agradou no decorrer do ano, diferente do Natal, ele faz parte da nossa cultura porque é herança dos portgueses, mas as festas juninas são muito antigas, anteriores inclusive ao cristianismo e - conseqüentemente - à Igreja Católica. Suas origens estão no Egito Antigo, onde nesta época era celebrado o início da colheita, cultuando os deuses do sol e da fertilidade.
Com o domínio do Império Romano sobre os egípcios, essa tradição foi espalhada pelo continente europeu, principalmente na Espanha e em Portugal. Quando o cristianismo tornou-se a religião oficial do Ocidente, a festa mudou para homenagear o nascimento de São João Batista, que foi quem batizou Jesus.
Por ser colônia portuguesa, o Brasil herdou o costume, principalmente no Nordeste, em que os festejos coincidem com a colheita de milho. A data passou a parte do calendário católico, seguindo o exemplo de outras comemorações de dias santos, como o nascimento de Cristo (Natal) e sua morte (Páscoa).
As chamadas festas juninas reúnem as homenagens aos principais santos reverenciados no mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. A época é marcada por brincadeiras, comidas típicas, dança e muita superstição, presentes nas simpatias juninas. É a hora de se vestir de caipira e aproveitar esta festa que é um misto de profana e religiosa.

3 Comments:

Luiz Lailo said...

13 de junho - Santo Antonio, já passou, 24 de junho - São João, também já se foi e finalmente 29 de junho - São Pedro. Nem sinal de festas. Por aqui acabou mesmo.

Adriana said...

No NE essa festa é mesmo muito forte. Curti muito o São João na infância. Hoje nem tanto mais. Mas, quando pequena, todo ano me vestia de matuta, dançava quadrilha, participava do concurso da 'rainha do milho'.. rsrs.. Mas nunca fui de fazer simpatias. Adoro as comidas típicas, principalmente a pamonha! Rsrs.

Beijos, Baby!!!

Unknown said...

Olá Baby
esses meses são realmente bem interessantes principalmente pela comidas típicas rsssss

beijos