sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Faixa de Gaza

Museu cultural de Gaza

Tantos conflitos estamos vivendo em pleno século XXI, a paz tão esperanda parece tão distante, e assim vivemos em nosso mundo de conflitos interiores e as vezes esquecemos de olhar para fora da nossa janela. Me sinto muitas vezes assim, estudando a história da humanidade para compreender a história da nossa humanidade, o que nos falta? por que sinto que estamos retornando ao passado e repetindo os mesmos erros?? Em Roma Antiga os Cristão são devorados pelos leões aplaudidos por uma população ensandecida...
Hoje é na Faixa de Gaza que a morte, o temor, o grito, a aflição tomam conta da populaçao, jovens civis feridos, crianças órfãs, mulheres viúvas, e por quê?
A Faixa de Gaza é um território situado no Médio Oriente limitado a norte e a leste por Israel e a sul pelo Egito. É o território mais densamente povoado do planeta, com 1,4 milhão de habitantes para uma área de 360 km². A designação "Faixa de Gaza" deriva do nome da sua principal cidade, Gaza.
Gaza existe porque os palestinos que viviam em Ashkelon e nos campos vizinhos - Askalaan, em árabe - foram expulsos de suas terras em 1948, quando Israel foi criado, e terminaram nas praias de Gaza.Assim seus descendentes estão entre o 1,5 milhão de palestinos amontoados em Gaza, onde 80% das famílias um dia viveram em terras que hoje pertencem a Israel. Esse é o verdadeiro fato, em termos históricos: a maioria dos moradores de Gaza não vem de Gaza.
Estava lendo no G1 as notícias sobre Gaza e me perguntando, o que realmente a população mundial esta fazendo para acabar com as atrocidades que ali ocorrem? Li que a preocupaçao dos governos de Egito e Jordânia é a pressão para absorver os palestinos além-fronteiras...e se Israel não assumir a responsabilidade pela ajuda humanitária em Gaza, por exemplo, a pressão pode obrigar o Egito a preencher esse vácuo; a Jordânia, por sua vez, teme que Israel tente "empurrar" os palestinos da Cisjordânia para seu território.
Fica a pergunta que não quer calar: quem assumirá os órfãos, os mutilados de guerra, as viúvas entre outros já que os seus vizinhos estão fugindo desta responsabilidade.
Para saber mais: http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL955942-5602,00.html

0 Comments: