sábado, 3 de janeiro de 2009

Historia do Hashi

"Hashi" usado por povos desde a antiguidade, por volta do século 4. No início o hashi era dobrado como se fosse uma pinça, representando assim o bico de um pássaro. Os materiais mais usados para a confecção do hashi é o bambu, chorão-salgueiro, cipreste e cipreste japonês. Alguns são confeccionados com metais como, ouro, prata, cobre e ferro, ou com ossos de animais como o Marfim.
O comprimento varia muito, medindo de 21cm a 36cm. As formas também variam, podendo ser encontrados em formatos cilíndricos, retangulares, grossos e finos. E em dias de festa, as pessoas constumam utilizar hashis diferentes do dia-a-dia. No ano novo por exemplo, usam hashis de madeira lisa, feitos de chorão-salgueiro.

Atualmente, os "Waribashi" japonês (tipo de hashi descartável feito de madeira) são mundialmente, alvo da crítica pelos ambiantalistas.
Antigamente os waribashi eram usados para evitar que o mal espírito existente neles passasse de uma pessoa para outra. Ultimamente, está surgindo uma tendência de cada um portar o seu próprio hashi. No Japão existe hashis exclusivos do pai, mãe e filhos. Já na China e na Coréia do sul, os membros da família não possuem seus próprios hashis.

É preciso muito cuidado para o manejar os hashis, é preciso saber o modo correto de usá-los. E preciso evitar o hasamibashi (cruzar os hashis de duas pessoas). Além disso, nunca se deve introduzir o hashi verticalmente em uma tigela de arroz, pois essa é a maneira de oferecer o alimento aos espíritos mortos. Existem também muitos tipos de "hashioki" (suporte para descansar os hashis) para serem usados quando as pessoas vão se servir do "hashiyasumi"(porção de alimentos que podem ser pegos com a própria mão) e são apreciados também como um acessório na refeição.


fonte:http://www.nihonline.com.br/cultura/hashi.asp

0 Comments: