quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

A explosão do ônibus espacial

o lançamento do ônibus espacial Columbia, 17 de abril, 1998. (Foto cortesia da NASA.)

Pensar no espaço e na história da humanidade é reportar para o tempo em que o homem foi a lua, mas eu ja postei sobre o homem na lua, neste post quero falar da evolução do homem para desvendar os mistérios espaciais. Essa caminhada não é de agora, as viagens espaciais estão hoje anos-luz do que foram quando o homem pisou na Lua. A evolução tecnológica é tão grande que os computadores que tinha 32 kb no tempo da Apoloo 11 e seus engenheiros jamais iriam imaginar que hoje o pendrive possui memória superior, assim a criatividade, a curiosidade humana não tem fim e nem limites.(grifo meu)
No Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a cada três ou quatro meses é lançado um ônibus espacial. Mais de quinhentos astronautas já voaram em missões do ônibus espacial - missões para consertar satélites, para lançar telescópios orbitais, para contruir a estação espacial internacional.
O que eu quero falar neste post é sobre o dia 26 de janeiro de 1986, quando o ônibus espacial Challenger explodiu segundos depois do lançamento. Um dos diretores de testes da NASA, John Copland, lembrou que depois da explosão do Challenger, o comitê que apurou as causas do acidente ordenou que a NASA voltasse a supervisionar mais de perto as viagens espaciais. O problema de design dos ônibus espaciais que causou a explosão do Challenger foi corrigido. John Copland disse que foram contratados engenheiros mais jovens, para serem treinados com os mais antigos, os experientes profissionais que levaram o homem na Lua.
Os Estados Unidos ficaram em estado de choque. O mundo todo, pasmado. Boquiaberto.



Conclui-se que o Challenger explodiu porque houve um vazamento no compartimento de combustível sólido no lado direito do foguete do ônibus espacial. Uma tampa mal ajustada, defeituosa se abriu e deu a origem à explosão. A combustão de gases fez o combustível líquido, hidrogênio e oxigênio explodir. A explosão desintegrou o Challenger.
Não foi só Challenger que explodiu, um outro ônibus espacial o Columbia, depois de permanecer dezesseis dias no espaço, de volta a terra, às nove horas da manhã de 1º de fevereiro de 2003 ao reentrar na atmosfera terrestre voando a 20.000 quilômetros por hora, a sessenta e três quilômetros e quinze metros de altitude, o Columbia explodiu. Era um sábado ensolarado. O céu estava azul, cristalino.
Durante a explosão os habitantes de uma pequena e desconhecida cidade do Texas, Nacogdoches, viveram vinte a trinta segundos os efeitos idênticos aos de um terremoto. Seguidos por uma chuva de pedaços de metal.
Setenta mil pedaços da nave espacial foram recolhidos pela NASA. Seis meses depois do trágico fim do Columbia a comissão que investigou o desastre concluiu que danos provocados nas placas antitérmicas foram responsáveis pela explosão.

Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/lua02.htm

0 Comments: