quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

História visual


Evento em Londrina reunirá pesquisadores de diversas áreas para discutir o uso de imagens na História

O II Encontro Nacional de Estudos da Imagem (II ENEIMAGEM) é um evento de caráter multidisciplinar promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) com o apoio da CAPES. Ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de maio nas dependências do Centro de Letras e Ciências Humanas da UEL. O prazo máximo para o envio de comunicações (coordenadas e individuais) é 29 de março.

Arquitetos, antropólogos e historiadores que estudam a cidade por meio de imagem estarão presentes, da mesma forma lingüistas e historiadores que usam da semiótica em suas pesquisas contribuirão para o debate. Por fim, o ensino de História, a caricatura política, metodologias de pesquisa aplicadas aos estudos da imagem entre outras temáticas estarão presentes nas mesas-redondas e nas conferências, proporcionando um amplo raio de estudos e estimulando o debate científico.

Confirmaram seus nomes como membros do conselho cientifico os seguintes doutores: Ana Mauad (UFF); Francisco Alambert (USP); Daniel Russo (Université de Borgnone); Darío Acevedo Carmona (Universidad de Nacional de Colombia); Laurent Vidal (Universidade Paris III); Rodrigo Patto Sá Mota (UFMG); Solange Lima Ferraz (Museu Paulista); José Rivair de Macedo (UFRGS); Ismênia de Lima Martins (UFF); Renata Senna Garrafoni (UFPR); Renato Luiz de Couto Neto e Lemos (UFRJ); Miriam Paula Manini (UNB); Carlos Roberto Nogueira (USP); Maria Luiza Andreza (UFPR); Adriana Zierer (UEMA); Arq. Artur Rozestraten (Centro Universitário Moura Lacerda); Thaís Nívia de Lima e Fonseca (UFMG); Ana Cristina Teodoro da Silva (UEM).

Maiores informações pelo sítio do evento: http://www.uel.br/eventos/eneimagem/

0 Comments: