domingo, 8 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher (origem)


Hoje, pra quem não sabe, é o dia internacional da mulher. A escolha do dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher não deriva de um acontecimento isolado, mas sim de um contexto histórico e muito mais amplo. A idéia mais difundida é de que a data seria uma homenagem a operárias norte-americanas que, durante uma greve, foram trancadas na fábrica onde trabalhavam e morreram queimadas em um incêndio provocado pelos patrões. Outra hipótese refere-se a uma manifestação das operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida nesse dia do ano de 1857.
A origem do Dia Internacional da Mulher insere-se em um contexto histórico e ideológico muito concreto, cujo objetivo, em seu começo, não foi rememorar nenhuma catástrofe que vitimou um grande número de mulheres. O texto da resolução adotada pela II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, realizada em Copenhague em 1910, vem confirmar que nem se fazia alusão a nenhum acontecimento protagonizado por operárias que devesse ser comemorado com a celebração do Dia Internacional da Mulher, nem sequer se propunha uma data concreta em que esta devesse acontecer.
Sua origem tem de ser compreendida em meio a ascensão das lutas operárias de finais do século XIX e início do século XX, cujas discussões teóricas, no campo socialista, convocavam à participação política e em cujo contexto tomava corpo a luta pela libertação da mulher. A partir de começos do século XX, essa batalha das socialistas se cruzou com a de um punhado de mulheres independentes, em sua maioria pertencentes à classe média ou alta, que estavam em campanha pelo direito ao voto.

3 Comments:

maria said...

Agradeço a Deus por ser Mulher, e Louvo-O por ter o Homem por companhia.


Gostei do que li.

Felicidades.

Cris said...

Obrigada e volte sempre

Sr. Saúde said...

ola!

Achei seu blog super interessante!!
esta de parabens!

Também possuo um blog , sobre saud e qualidade de vida, to tentando fazer a diferença na qualidade de vida das pessoas!

http://saudeeoqinteressa.blogspot.com/

Se estiverinteressada em uma parceria entre em contato!
Ate logo