sexta-feira, 26 de junho de 2009

Guia do mestre

Achei super a ideia da Revista de História da Biblioteca Nacional em lançar um guia para ajudar os professores de história a trabalhar com o conteúdo da Revista. Os encartes serão distribuidos gratuitamente em colégios do Rio de Janeiro e disponiblizados gratuitamente na Internet para as demais regiões, quiçá para o mundo. O projeto 'Revista de História da Biblioteca Nacional na escola' contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).
Haverá também uma cerimõnia de entrega destes encartes, que ocorrerá no dia 29/06 às 14 horas no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional (Rua México s/nº, Centro, Rio de Janeiro). Quem morar no Rio de Janeiro e for profissional da área, e até mesmo para os pesquisadores, pois acredito que é uma das melhores revistas que temos em nosso país, não percam a oportunidade, pois os encartes proporcionam os alunos a lerem história de forma crítica.
De acordo a divulgação da própria Revista o encarte estarão divididos: em torno de quatro eixos temáticos. “Futebol e sociedade” apresenta conceitos de identidade e cidadania que ajudaram a dar fama ao esporte e torná-lo paixão nacional. Outro encarte trata da “Fotografia e História”, onde os álbuns de família do Império são analisados como formas de construção da imagem da classe senhorial. “Tiradentes e o Altar da Pátria” aborda a Inconfidência Mineira e como o movimento e seu principal líder ganharam destaque na historiografia ao longo do século XX. Por fim, “Os descaminhos do ouro” discute o extravio de minérios em nosso passado colonial e sua relação com traços ainda vivos da sociedade brasileira.

Para se inteirar mais um pouco procurem no site da Biblioteca Nacional onde terão acesso a mais informações.

2 Comments:

Adinalzir said...

Pois é, Cris
É uma pena que eu não poderei ir, mesmo morando aqui no Rio de Janeiro. Realmente é um projeto sensacional da RHBN. De repente, quem sabe, os encartes não irão chegar na minha escola? Irei aguardar.
Abraços,

Cris said...

Realmente é uma pena professor, mas se os encartes não chegarem na sua escola, o site da Biblioteca irá disponibilizar para todos e acredito para dowload
bjus