sábado, 15 de agosto de 2009

Frases na história

Sempre tive curiosidade para saber a origem da frase " Uma andorinha só não faz verão", vários professores de Língua Portguesa na minha vida escolar, utilizaram essa frase para trabalhar o sentido do texto ou mostrar o valor da vírgula, então lendo a revista abaixo citada encontrei o seguinte texto de autoria de Juan Torres:

"Uma andorinha só não faz verão"

Frase vem de livro do filósofo Aristóteles

por Juan Torres

Geralmente, as expressões idiomáticas têm origem popular. Não é este o caso. A primeira menção conhecida ao ditado está no livro Ética a Nicômano, de Aristóteles (384-322 a.C.). Na obra, o filósofo grego escreve que "uma andorinha só não faz primavera", no sentido de que um indivíduo não deve ser julgado por um ato isolado.

A escolha da andorinha não é casual. Na busca por calor, essas aves sempre voam juntas, em grupos de até 200 mil animais. As maiores aglomerações de andorinhas são vistas nas Américas. Em outubro, quando começa a esfriar no norte, elas percorrem 8 mil quilômetros até a América do Sul, de onde voltam em abril.

2 Comments:

Teresa Cristina said...

Oiee Cris, td bem??
Que interessante a história, pq também sempre ouvi esta frase, no sentido de que ninguém consegue nada sozinho nesta vida, mas nunca havia parado pra pensar na possibilidade de pesquisar sobre esta frase.
Muito legal o post!Parabéns!
Tudo de bom pra ti^^
Bjss no ♥

Cris said...

Obrigada bjos