sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Exposição _ Museu Histórico Nacional


Nabuco em dois momentos: aos 15 anos (à esquerda) e já como embaixador (à direita); as fotos fazem parte da exposição sobre sua vida, da infância até a fase em que se tornou diplomata


Pessoal achei esta notícia muito imporatnte para os amantes da nossa História.

Está em cartaz no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, uma exposição em homenagem ao embaixador, político e escritor Joaquim Nabuco (1849-1910). A mostra foi inaugurada no dia 19 de agosto, quando o abolicionista completaria 160 anos. Em 2010, ano do centenário da morte de Nabuco, a mostra passará por Brasília e Recife.
Com o nome “Joaquim Nabuco: brasileiro, cidadão do mundo”, a exposição biográfica tem curadoria de Helena Severo e está dividida em módulos cronológicos: a infância e a formação; o abolicionista e o pensador; e o diplomata e cidadão do mundo.
Serão exibidos objetos pessoais, livros, correspondências com Machado de Assis e outros, móveis e documentos, como a Lei Áurea original. Os textos foram escritos por estudiosos da biografia de Nabuco, como o sociólogo Francisco Weffort, o diplomata Rubens Ricupero e representantes da Fundação Joaquim Nabuco. A cenografia é de Chicô Gouveia, e o projeto multimídia, de Marcello Dantas.

0 Comments: