sábado, 3 de outubro de 2009

Casa do saber


Em parceria com a Casa do Saber, a Revista de História da Biblioteca Nacional oferecerá cinco cursos de história do Brasil a partir de outubro. Os encontros acontecerão semanalmente sempre às 20 horas e abordarão alguns marcos que definem a alma – e o corpo – do Brasil, evocando temas antigos que permanecem como referências indeléveis em nossas motivações e sentimentos atuais. A arte popular espalhada em espaços de todo o país, as intervenções públicas na preservação de construções – imaginárias ou não –, os dramas e tropeços em torno da questão racial, a canção popular e as nossas tradições políticas fazem parte desse percurso histórico vertiginoso e provocativo.Mais informações podem ser encontradas no site da Casa do Saber ou pelo telefone (21) 2227-2237. Assinantes da Revista ganham desconto na inscrição. Confira abaixo a programação:


19 OUT PEDRA, CAL E SONHOS: A HISTÓRIA DO PATRIMÔNIO E SEUS RITMOS HOJE Luiz Fernando de AlmeidaO exame da trajetória da política do patrimônio histórico e sua influência no país constituem a base deste encontro. Desde sua criação, a ação do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foi capaz de reservar os espaços de memória que definem a identidade brasileira, ao mesmo tempo em que criou novas referências? De alguns anos para cá, mudanças conceituais a respeito do patrimônio acenam para novas direções, como os bens imateriais e paisagens culturais. Luiz Fernando de Almeida é presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e coordenador do Programa Monumenta, desde 2006. É arquiteto e urbanista graduado pela PUC-Campinas. Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É professor universitário de História e projetos de Arquitetura.


26 OUT AS ARTES DO POVO BRASILEIROClaudia Marcia FerreiraEste encontro destacará a importância do reconhecimento e da valorização das expressões populares para a preservação da diversidade cultural brasileira, e a consequente necessidade de qualificar os diferentes atores sociais no diálogo com as políticas públicas para o desenvolvimento social pleno do país. Claudia Marcia Ferreira é museóloga formada pela Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (UNI-RIO), é diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Foi diretora do Museu de Folclore Edison Carneiro, de 1982 a 1990. É autora de "O mundo encantado de Antonio de Oliveira" e "Antonio de Gastão, pescador de Cabo Frio" e organizadora da edição de "Festas populares brasileiras". Foi presidente do Conselho Federal de Museologia e coordenou a curadoria da exposição permanente em cartaz no Museu de Folclore Edison Carneiro, no Rio de Janeiro.


09 NOV RAÇA Lilia Moritz SchwarczA partir de uma perspectiva histórica e antropológica, este encontro irá analisar a maneira pela qual o tema da raça, de forma positiva ou negativa, sempre fez parte dos discursos de identidade no Brasil. Nesse contexto, serão abordadas questões polêmicas como cor, raça social, negociação étnica e ações afirmativas. Lilia Moritz Schwarcz é professora titular do Departamento de Antropologia da Universidade de São Paulo (USP). Autora de Retrato em branco e negro, O espetáculo das raças e As barbas do Imperador – D. Pedro II, um monarca nos trópicos, pelo qual ganhou o Prêmio Jabuti, entre outros, e de O sol do Brasil: Taunay e as desventuras dos artistas franceses na corte de D. João. Coordenou o volume 4 da História da Vida Privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. Foi curadora das exposições: Navio Negreiro: cotidiano, castigo e rebelião escrava, A longa viagem da biblioteca dos reis, Nicolas Taunay uma leitura dos trópicos, entre outras.16 NOV TRADIÇÕES POLÍTICAS Renato LessaO lugar da política republicana na formação do Brasil serve de mote principal para este encontro. Como pensar nossas tradições que desafiam os impasses políticos que atravessamos? Vícios privados e virtudes públicas, corrupção e vigilância institucional, representação e participação, parlamentarismo e presidencialismo. Quais são, afinal, os referenciais para se pensar a política e o exercício da cidadania no país de hoje? Renato Lessa é professor titular de Ciência Política da UFF e de Teoria e Filosofia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Mestre e doutor em Ciência Política pelo Iuperj, com pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, França, e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Portugal. É autor de “O presidencialismo de animação e outros ensaios sobre a política brasileira”, “Agonia, aposta e ceticismo: ensaios de filosofia política”, “A invenção republicana”, entre outros livros.


23 NOV MÚSICA BRASILEIRA - ORIGENS E DESDOBRAMENTOSSantuza Cambraia Naves Este encontro irá analisar a trajetória singular da canção popular brasileira nos séculos XX e XXI, a partir de um olhar sobre seus compositores e letristas e o diálogo que travaram com a história, a cultura e a realidade nacionais. Santuza é professora do Departamento de Sociologia e Política da PUC-Rio e coordenadora do Núcleo de Estudos Musicais da Universidade Candido Mendes. Mestre em Antropologia Social pela UFRJ e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj). É autora de livros como "O violão azul: modernismo e música popular", "Da bossa nova à tropicália", "Do samba canção à tropicália", além de organizadora das edições "A MPB em discussão – entrevistas", junto com Tatiana Bacal e Frederico Coelho, "Por que não? - Rupturas e continuidades da contracultura", com Maria Isabel Mendes de Almeida, e "Leituras sobre música popular – reflexões sobre sonoridade e cultura", com Júlio Diniz e Emerson Giumbelli.


Revista da Biblioteca Nacional

0 Comments: